Anunciante
INICIATIVA ACADÊMICOS DE MEDICINA DESENVOLVEM PROJETOS PARA MELHORIA NO SUS

Os 15 projetos foram apresentados para as secretarias de saúde da região de Araçatuba

Anunciante

Acadêmicos do Curso de Medicina do UniSALESIANO, especificamente do 9º termo, desenvolveram diversos projetos aplicativos que colaboram para o trabalho de profissionais do SUS (Sistema Único de Saúde), que atuam nas Unidades Básicas de Saúde de Araçatuba e região, e, consequentemente, à população em geral.

 

Os aplicativos foram idealizados e constituídos ao longo do semestre passado, como desafio proposto dentro dos objetivos da Disciplina "Interação Ensino-Saúde na Comunidade" (UC-IESC VIII).

 

De acordo com o Coordenador da IESC, Prof. Dr. Ângelo Jacomossi, os estudantes foram divididos em pequenos grupos e eles próprios idealizaram e construíram projetos de acordo com as necessidades percebidas nas realidades que estão inseridos.

 

"Eles não são meros observadores quando estão em campo. Pelo contrário, estão aprendendo em serviço e colaborando com o trabalho dos profissionais das equipes de saúde", explicou Jacomossi, ao lembrar que a atividade conta com o apoio da docente Lucila Bistaffa, além da parceria com as secretarias de saúde que integram o Departamento Regional de Saúde de Araçatuba (DRS-2).

 

Os 15 projetos desenvolvidos pelos acadêmicos de Medicina do UniSALESIANO foram apresentados para as secretarias de saúde da região de Araçatuba, que contribuíram para as avaliações. Cada um tem sua aplicabilidade e importância específica, segundo Jacomossi. "São projetos muito bons, criados por mentes reflexivas e atuantes no processo. Nossos alunos possuem influência na transformação social pela produção da saúde", frisou.

 

São eles: Projeto de Qualificação e Aprimoramento do Acolhimento; Métodos Contraceptivos para Mulheres; Protocolo Manchester – Classificação de Risco na Triagem; Reorganização das Ações de Cuidado relacionadas à Sífilis; Informativo sobre o funcionamento do CEAPS (Centro Especializado em Atenção Psicossocial); Caderneta de Saúde da Pessoa Idosa na Atenção Básica de Araçatuba; Roteiro de Atendimento do Idoso com Comorbidades Crônicas; Cartão de Saúde Mental; Acidente Escorpiônico; Aplicando a Classificação de Risco no Acolhimento; Fluxograma de atendimento no SUS; CAPS AD – Uma nova visão; Guia de Orientações sobre Manejo da Lombalgia na Atenção Primária à Saúde; Cartilha sobre o Combate ao Bullying na Escola; e CEAPS – 1ª Ficha de Atendimento Médico.

 

O Coordenador de Medicina do UniSALESIANO, Dr. Antônio Henrique Poletto, afirmou que, historicamente, o Curso apresenta dados bem realistas sobre o impacto positivo gerado na saúde pública de sua região.

 

"Humildemente, vejo que o que está acontecendo em Araçatuba é só o começo de um processo de transformação. Como Coordenador do Curso, parabenizo os professores e a nossa Instituição por tamanha dedicação e responsabilidade social", concluiu.


Anunciante
O 018News não se responsabiliza pelas notícias de terceiros.
Copyright © 2024 018News. Todos os direitos reservados.