Anunciante
INTERNACIONAL DOCENTE DO UNISALESIANO TEM ARTIGO PUBLICADO EM REVISTA CIÊNTIFICA

O trabalho que relaciona saúde bucal e hipertensão arterial foi publicado na revista de renome internacional "Journal of Clinical Medicine"

Anunciante

A saúde bucal é um componente vital da saúde geral de um indivíduo, e pesquisas recentes têm explorado a interconexão entre doenças bucais e condições sistêmicas. Um estudo inovador intitulado "O Efeito do Tratamento Periodontal Não Cirúrgico em Pacientes com Hipertensão Arterial Refratária e Periodontite Grave: Um Estudo Clínico Prospectivo Preliminar" lança luz sobre a possível influência das doenças periodontais no controle da hipertensão arterial.

 

Os resultados deste estudo, conduzido por uma equipe de pesquisadores notáveis, dentre eles, a coordenadora do Curso de Biomedicina do UniSALESIANO, Rossana Abud Cabrera Rosa, e também da Universidade Estadual Paulista (UNESP) em Araçatuba (SP), estão fomentando discussões animadoras no campo da saúde.

 

A pesquisa, liderada pelos renomados professores Leticia Helena Theodoro e Valdir Gouveia Garcia, ambos do programa de pós-graduação em Periodontia – da Faculdade de Odontologia de Araçatuba – UNESP, propôs avaliar o impacto do tratamento periodontal não cirúrgico em pacientes com hipertensão arterial refratária e estágio III de periodontite grau B.

 

De acordo com Rossana, o estudo buscou esclarecer as correlações entre a saúde bucal e a pressão arterial sistêmica, além de examinar os níveis plasmáticos de marcadores inflamatórios, como a proteína C reativa. O tratamento periodontal não cirúrgico foi o foco da intervenção, e parâmetros clínicos como sangramento à sondagem, nível de inserção clínica, profundidade de sondagem e índice de placa foram monitorados juntamente com a pressão arterial sistêmica.

 

"Durante meus anos como pós-doutoranda no departamento, tive a honra de trabalhar sob a supervisão da profª. Leticia, e essa pesquisa é um reflexo do comprometimento contínuo da nossa equipe em desvendar as complexidades das doenças sistêmicas e bucais", disse Rossana que também é docente dos cursos de Biomedicina, Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia, Educação-Física e Nutrição do UniSALESIANO; cirurgiã-dentista e biomédica; e tem mestrado, doutorado e pós-doutorado na FOA – UNESP.

 

REVISTA

Segundo Rossana, após meticulosa coleta de dados, análise e dedicação, os pesquisadores tiveram a satisfação de ver seu artigo aceito na revista de renome internacional "Journal of Clinical Medicine". "Esta publicação reconhecida, que detém um alto fator de impacto, amplia a visibilidade da pesquisa e a solidifica como um marco significativo no campo da ciência médica", citou a pesquisadora.

 

Para ela, ter esse trabalho publicado na 'Journal of Clinical Medicine' é uma realização que reflete a dedicação e colaboração de toda a equipe. "Essa conquista é especialmente emocionante porque compartilhamos nossa pesquisa com a comunidade científica global", afirmou.

 

Além de Rossana, compõem a equipe de estudo os seguintes profissionais: João Victor Soares Rodrigues, Marina Módulo Cláudio, João Paulo Soares Franciscon, Rafael Scaf de Molon e Letícia Helena Theodoro, do Departamento de Diagnóstico e Cirurgia da Faculdade de Odontologia de Araçatuba – UNESP; Letícia Helena Theodoro e João Victor Soares Rodrigues, também do Centro de Assistência Odontológica para Pacientes com necessidades especiais da Faculdade de Odontologia de Araçatuba – CAOE /UNESP;  Marina Módulo Cândido – Departamento de Odontologia da UNIFAE; Carlos Marcelo S. Figueredo, da Escola de Medicina e Odontologia, Griffith University, Brisbane, Austrália e Divisão de Doenças Orais do Departamento de Medicina Dental, Karolinska Institutet, Estocolmo, Suécia; e Valdir Gouveia Garcia, Instituto Latino Americano de Pesquisa Odontológica e Educação – ILAPEO, Curitiba – PR.


Anunciante
O 018News não se responsabiliza pelas notícias de terceiros.
Copyright © 2024 018News. Todos os direitos reservados.