Anunciante
AGIU RÁPIDO MÉDICO RECÉM-FORMADO SALVA A VIDA DE IDOSO EM PRAÇA DE ALIMENTAÇÃO

Rodrigo Cano utilizou a manobra de Heimlich para realizar o socorro

Anunciante

O medico recém-formado Rodrigo Cano, que foi aluno do UniSalesiano de Araçatuba, foi rápido e salvou a vida de um idoso, que se engasgou enquanto fazia uma refeição na praça de alimentação de um supermercado, em Araçatuba (SP). O fato no qual ele demonstrou muita desenvoltura e preparo, ocorreu no dia 13 de fevereiro, ponto facultativo de Carnaval.

 

Naquele dia, Rodrigo e sua irmã, a estudante de Medicina, Juliana Borges Oliveira Cano, decidiram almoçar um pouco mais tarde do que o habitual. A praça de alimentação estava movimentada quando, após a refeição, perceberam a urgência de uma situação. “Alguns rapazes pediam desesperadamente pela presença de um médico, e ao passarmos por eles, notamos um senhor em engasgo, na mesa ao lado”, contou o médico.

 

O médico não hesitou e iniciou imediatamente a manobra de Heimlich, monitorando constantemente qualquer sinal de desengasgo. Um funcionário do Corpo de Bombeiros, presente no local, ofereceu ajuda, e juntos conseguiram desobstruir as vias aéreas do senhor engasgado.

 

Após alguns segundos angustiantes, o senhor apresentou reflexos de tosse e recuperou a respiração normal. Rodrigo, com a calma e profissionalismo adquiridos durante seus anos de estudo na UniSALESIANO, orientou a família sobre o ocorrido e explicou a manobra realizada. “A emoção tomou conta do ambiente, e as pessoas ao redor agradeceram, aplaudindo a ação que salvou o idoso. Isso me deixou muito emocionado”, lembrou.

 

Em meio às compras no mercado, o médico e sua irmã decidiram verificar o estado do senhor, novamente. Certificaram-se de que estava bem, conversaram com a família e forneceram orientações para futuras situações semelhantes, destacando a importância do conhecimento prático em primeiros socorros.

 

Para Rodrigo Cano, o momento foi um misto de gratidão e felicidade por ter conseguido aplicar com sucesso os ensinamentos do UniSALESIANO em uma situação de emergência. A instituição de ensino, reconhecida por sua qualidade acadêmica, mais uma vez evidencia a formação sólida e preparo de seus alunos, que se tornam não apenas profissionais competentes, mas também heróis em situações cruciais como essa.

 

HEIMLICH

A manobra de Heimlich, também conhecida como compressões abdominais, é uma técnica de primeiros socorros utilizada para desobstruir as vias aéreas de uma pessoa engasgada. Essa manobra foi desenvolvida pelo médico Henry Heimlich e é empregada em situações de emergência para evitar as complicações decorrentes da obstrução das vias respiratórias. A formação em primeiros socorros é sempre recomendada para garantir a execução correta desta técnica.


Anunciante
O 018News não se responsabiliza pelas notícias de terceiros.
Copyright © 2024 018News. Todos os direitos reservados.