Anunciante
DESTAQUE MÉDICOS FORMADOS PELO UNISALESIANO SE DESCATAM EM CONCURSO PÚBLICO

Oito médicos formados pela universidade garantiram colocação nas especialidades de Clínica Médica, Pediatria e Ortopedia e Traumatologia

Anunciante

A formatura da primeira turma de Medicina do UniSALESIANO foi marcada por uma conquista notável: em um universo de 180 candidatos que disputaram 26 vagas no concurso público da Residência Médica da Santa Casa de Misericórdia de Araçatuba, oito dos médicos formados no UniSALESIANO garantiram as primeiras colocações nas especialidades de Clínica Médica, Pediatria e Ortopedia e Traumatologia.

 

Estas posições foram obtidas no contexto de um processo seletivo rigoroso, que contou com a aplicação de Prova Objetiva e Análise Curricular, organizadas pela CONSESP Concursos em parceria com a Comissão de Residência Médica (COREME) da Santa Casa de Misericórdia de Araçatuba.

 

De acordo com o Coordenador do Coreme, Dr. Rafael Saad, a prova foi considerada de nível moderado a difícil, já que 90 candidatos (metade do total) não atingiram a nota mínima, de 50% de acertos, para que tivessem seus currículos analisados na segunda etapa e foram excluídos do processo seletivo.

 

Saad salientou que essa exigência de 50% de acertos na prova objetiva foi determinada pela Comissão Nacional de Residência Médica. Outra determinação, segundo ele, foi a não possibilidade de arguição curricular dos candidatos, sendo as notas dos currículos obtidas apenas pelos documentos comprobatórios enviados pelo e-mail.

 

"Assim, é possível atribuir o sucesso dos ex-alunos do UniSALESIANO aprovados, preliminarmente, no processo seletivo, à dedicação aos estudos, formação acadêmica e empenho na atuação prática durante o internato da Santa Casa, visto que boa parte das questões cobrava conhecimentos aplicados diretamente ao atendimento de pacientes", frisou.

 

O Coordenador do Curso de Medicina do UniSALESIANO, Prof. Dr. Antônio Poletto, considera importante destacar que os médicos formados na Instituição conquistaram vagas disputadas dentro de um processo seletivo rigoroso. Como exemplo, a clínica médica, que, das seis vagas disponíveis, cinco foram preenchidas pelos recém-formados no UniSALESIANO. "Um imenso orgulho para todos nós", completou.

 

Por sua vez, o Pró-Reitor de Ensino, Pesquisa e Pós-Graduação do UniSALESIANO, Prof. Dr. André Ornellas, expressou sua satisfação: "Gostaria de ilustrar quanto ao resultado do trabalho pedagógico, resultado do comprometimento dos acadêmicos, institucional. Estamos colhendo os frutos do empenho e dedicação dos nossos estudantes, que se reflete nessas conquistas expressivas na Residência Médica da Santa Casa de Araçatuba. Parabéns a todos os envolvidos neste processo de formação exemplar."

 

RESULTADO

Ao todo, são oferecidas 23 vagas para Acesso Direto e 2 para Pré-Requisito em especialidades como Cirurgia Geral, Clínica Médica, Ginecologia e Obstetrícia, Ortopedia e Traumatologia, Pediatria, e Radiologia e Diagnóstico por Imagem.

 

O resultado final, com a lista dos aprovados, será disponibilizado no site da CONSESP (www.consesp.com.br) e da Santa Casa de Misericórdia de Araçatuba (www.santacasadearacatuba.com.br), no dia 18 de janeiro de 2024.

 

Confira abaixo os depoimentos de alguns dos novos residentes:

 

"Primeiramente, agradeço a Deus pelo caminho trilhado até aqui, por ter colocado pessoas em meu caminho que me incentivaram a estudar cada dia a mais, como minha mãe e professores, como Dr. Marcelo Spegiorin, que nos últimos dois anos passava as sextas-feiras discutindo questões de residência conosco de uma maneira divertida, e claro, Dr. Anderson Dutra, mestre da pediatria com quem aprendi muito e sempre despertou o interesse em aprender cada dia a mais.

 

Desde o primeiro dia, pude acompanhar a evolução do serviço de pediatria fornecido pelo SUS (Sistema Único de Saúde), em conjunto com a universidade. Como sou de Birigui, planejo ficar pela região e contribuir para um serviço cada vez melhor para nossas crianças.

 

O UniSALESIANO sempre teve o enfoque na formação de um médico humanizado, empático, que tenha como semelhança a imagem de Dom Bosco, que busque a felicidade do próximo, que sirva o próximo. Na medicina atual, a empatia e compaixão sem dúvidas são detalhes que fazem a diferença no dia a dia, e a faculdade se preocupou em demonstrar isso para os alunos."

Caroline Marques de Andrade (1º lugar em Pediatria)

 

"Fiquei muito feliz com essa aprovação preliminar para a residência em Clínica Médica da Santa Casa de Araçatuba. É a instituição onde realizamos nosso internato e pela qual já temos um carinho especial. Além da dedicação pessoal, o estímulo que o UniSALESIANO nos deu, na preparação para as provas de residência, foi fundamental. Em especial pela disciplina "do internato à residência", ministrada pelo Dr. Marcelo S. Moreno, que tivemos a oportunidade de participar nestes dois últimos anos, juntamente com o internato. Desejo aproveitar muito esta nova etapa de aprendizado e projetar a escolha de uma possível subespecialidade dentro da Clínica Médica. Do UniSALESIANO, levo o exemplo de seriedade e dedicação nas realizações, a gratidão por cada momento vivido, a admiração pelos professores e a saudade dos amigos."

Eduardo Alexandre Geumaro (5º lugar em Clínica Médica)

 

"Essa conquista se deve a Deus, por permitir que tudo isso acontecesse, e pelas oportunidades concedidas por ele. Pretendo dedicar-me ao máximo, nos 3 anos de residência, visando evoluir diariamente, adquirindo conhecimento e experiência, a fim de proporcionar o melhor aos pacientes.

 

Os aprendizados e ensinamentos adquiridos ao longo da graduação, juntamente com os conselhos e experiências compartilhadas pelos professores, reforçaram a importância de sempre priorizar o paciente, buscando proporcionar o melhor atendimento possível. Estou determinado a levar esses valores adiante e contribuir para uma prática médica que coloque o bem-estar dos pacientes em primeiro plano."

Giovani Pinoti Mendonça (1º lugar em Ortopedia e Traumatologia)


Anunciante
O 018News não se responsabiliza pelas notícias de terceiros.
Copyright © 2024 018News. Todos os direitos reservados.