Anunciante
DELEGACIA-ESCOLA PRISÃO EM FLAGRANTE É TEMA DE ATIVIDADE ACADÊMICA

Alessander Lopes Dias e Fábio Pistori, docentes do UniSALESIANO, desempenham papel fundamental nessa experiência educacional

Anunciante

No contexto das atividades da Delegacia-Escola, o Curso de Direito do UniSALESIANO destaca-se por oferecer aos acadêmicos um ambiente realístico que simula situações do cotidiano da profissão, especialmente na área do Direito Criminal.

 

No último sábado, dia 19 de agosto, foi realizada uma simulação de flagrante delito por tráfico de drogas, com a colaboração da GOE (Grupo de Operações Especiais), permitindo que os alunos mergulhassem no processo penal passo a passo.

 

Nesse cenário, os estudantes tiveram a oportunidade ímpar de vivenciar a dinâmica completa do processo penal a partir de múltiplas perspectivas. Isso inclui a visão do Juiz, que avalia a legalidade dos procedimentos; do investigador, que reúne evidências e conduz a investigação; do delegado de polícia, que coordena a operação e toma decisões estratégicas; do policial, que executa as ações operacionais; e do advogado, que representa os interesses das partes envolvidas.

 

A acadêmica do 10° termo, Clara Beatriz Vieira Galhardo, comentou que a Delegacia-Escola coloca em prática toda a teoria que é vista em sala, nas aulas de Direito Penal e Processo Penal. "Poder participar e atuar como advogada de defesa durante a simulação do flagrante na Delegacia-Escola me fez ter noção de como devo atuar e me portar durante as situações que envolvem a delegacia. Além disso, atuar como advogada nesta simulação me fez ter certeza que é a advocacia criminal que quero seguir", ressaltou.

 

Os delegados e docentes, Alessander Lopes Dias e Fábio Pistori, desempenharam um papel fundamental nessa experiência educacional. Ambos forneceram insights práticos sobre como distinguir detalhes cruciais.

 

Já a supervisão das atividades fica a cargo da Coordenadora do Curso de Direito, Profª. Drª. Cibele Rodrigues. "A abordagem prática e multidisciplinar da Delegacia-Escola oferece aos estudantes a oportunidade de vivenciar a aplicação do conhecimento teórico em um contexto real, mergulhando nas complexidades do processo penal e ampliando sua compreensão das questões legais e criminais de maneira abrangente", disse Cibele.


Anunciante
O 018News não se responsabiliza pelas notícias de terceiros.
Copyright © 2024 018News. Todos os direitos reservados.