O Governo do Estado de São Paulo assumiu oficialmente, na manhã desta terça-feira (23), o prédio do Novo Terminal Urbano de Araçatuba, que passará a abrigar a sede do Corpo de Bombeiros. O termo de cessão foi assinado com validade de 20 anos e prevê investimentos de aproximadamente R$ 2 milhões para adequação do espaço.
A cerimônia realizada no próprio terminal, no bairro São Joaquim, contou com a presença do comandante-geral do Corpo de Bombeiros do Estado, coronel Alexandre Coelho Boggi; o secretário executivo da Secretaria da Segurança Pública, coronel Henguel Ricardo Pereira; e o comandante do Comando de Bombeiros do Interior-2, coronel Alessandro Lima de Freitas.
O Legislativo municipal foi representado pelo vice-presidente da Câmara, Fernando Fabris (PL), e pelos vereadores Ícaro Morales (MDB), João Pedro Pugina (PL), Hideto Honda (PSD) e Luciano Perdigão (PSD).
As autoridades foram recebidas pelo prefeito Lucas Zanatta (PL) e pela vice-prefeita Maria Eunice Zucon (PL).
Construído com investimento de pouco mais de R$ 4,8 milhões e localizado atrás da Havan, o terminal foi inaugurado no fim de 2024, mas acabou sendo fechado poucos meses depois devido a problemas estruturais e documentais apontados pela atual administração municipal. Desde então, os ônibus voltaram a operar no antigo terminal, instalado na região da antiga estação ferroviária.
MELHORIAS PARA O ANTIGO TERMINAL
Além da cessão do novo terminal ao Estado, o acordo firmado também contempla melhorias no antigo terminal urbano, que segue sendo utilizado para embarque e desembarque dos usuários do transporte coletivo, em Araçatuba.
Conforme o termo assinado, o Governo do Estado irá aportar aproximadamente R$ 600 mil para a reforma do espaço, enquanto a Prefeitura de Araçatuba complementará os recursos com cerca de R$ 500 mil. As obras visam adequar e melhorar a estrutura atualmente utilizada pelos passageiros.
A possibilidade de utilização do novo terminal pelo Corpo de Bombeiros já vinha sendo discutida pela administração municipal. O espaço também deverá ter parte ocupado para operação do Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência), uma vez que a localização facilita acesso para diferentes localidades do município.
Antes da mudança de destinação do prédio o município fez uma série de análises técnicas e jurídicas, além de obter autorização da agência governamental Desenvolve SP, responsável pelo financiamento da obra.
Já no início da administração do prefeito Lucas Zanatta (PL), foram apontados problemas no Terminal Urbano, que fica localizado na rua Rosa Cury, s/nº. Entre eles estavam a ausência do Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros (AVCB), infiltrações, deterioração de paredes, falhas no forro e dificuldades operacionais relacionadas ao projeto de circulação dos ônibus.
A administração municipal informou ainda que a empresa responsável pela construção foi penalizada e que a questão segue em discussão judicial, uma vez que as correções exigidas pelo município não teriam sido executadas.
Com a formalização da cessão, o prédio deixa definitivamente de ter função de terminal de passageiros e passa a integrar a estrutura da Segurança Pública estadual. A expectativa é que, após as adequações previstas, para ocorrerem ao longo de 2027, a nova sede do Corpo de Bombeiros fortaleça a capacidade de atendimento da corporação em Araçatuba e na região.









