Os bairros Jardim Alvorada e Panorama, em Araçatuba (SP), receberão até a próxima quarta-feira, dia 9 de abril, a nebulização veicular (fumacê) que visa combater a proliferação do mosquito Aedes aegypti, transmissor de arboviroses como dengue, chikungunya e zika vírus. O trabalho começou na noite de segunda-feira (06).
A ação da Secretaria Municipal de Saúde de Araçatuba irá atingir 1.853 imóveis. O inseticida será aplicado das 18h30 às 21h. O objetivo é conter o avanço da dengue e chikungunya nos dois bairros, que têm registrado número elevado de casos positivos e suspeitos das doenças.
A nebulização será executada com apoio da Coordenadoria de Controle de Doenças (CCD), da Secretaria de Estado da Saúde, que utilizará um veículo equipado, denominado como Nebulização Acoplada a Veículo (NAV), para espalhar o inseticida nos imóveis.
Na semana passada, os agentes de combate às endemias realizaram uma força-tarefa estratégica nos bairros. Durante as visitas domiciliares, as equipes eliminaram recipientes que poderiam servir de criadouros para o mosquito e reforçaram as orientações aos moradores sobre as medidas preventivas.
RECOMENDAÇÃO
A recomendação é que, durante a passagem do veículo, os moradores deixem portas e janelas abertas, cubram alimentos, frutas e bebedouros de animais, retirem roupas do varal, mesmo molhadas, e levantem as colchas das camas. Outro pedido é para que as pessoas não fiquem nas ruas.
O serviço é uma ação complementar, que não substitui as medidas preventivas que devem ser adotadas diariamente pela população, como eliminar água parada e manter quintais limpos. O inseticida mata apenas o mosquito na fase adulta, não as larvas.
Araçatuba registrou, desde o início do ano, 942 casos positivos de dengue, com uma morte confirmada. Outros 4.827 casos foram descartados e 255 aguardam resultados de exames. Em relação à chikungunya foram confirmados 250 casos e duas mortes.






