A DEIC (Delegacia Especializada em Investigações Criminais) de Araçatuba, realizou na manhã desta terça-feira (05), O cumprimento de sete mandados de busca, expedidos por varas criminais do Distrito Federal. Os mandados foram cumpridos em Araçatuba, Birigui, Coroados e Glicério.
De acordo com a Polícia Civil, a investigação começou no 9º DP da Polícia Civil do Distrito Federal, com o apoio da DEIC de Araçatuba, que realizou o trabalho investigativo de campo e serviço de inteligência.
Nessa fase da Operação, as diligências visavam angariar provas da participação de pessoas que “emprestavam” suas contas bancárias para que estelionatários pudessem angariar vítimas utilizando-se do famigerado “golpe do WhatsApp”, onde o fraudador utiliza da fotografia de um parente no aplicativo de mensagens com um número de telefone diferente do original. Desse modo enganava pessoas simples ou idosas, se passando por seu familiar. Ao fazer o contato induziam as vítimas a realizarem transferências bancárias em favor de criminosos.
INVESTIGAÇÃO
A investigação teve início depois que quatro pessoas de uma mesma família, no Distrito Federal, tiveram um prejuízo de aproximadamente R$ 30 mil. Eles realizaram alguns depósitos nas contas dos acusados, alvos da ação desta terça-feira.
ORGANIZAÇÃO
Estes “conteiros” realizavam transferência para os “gerentes” da organização criminosa, (um deles preso recentemente), ou sacavam em espécie e passavam para um responsável pela gerência da quadrilha, que posteriormente repassava para o “diretor” da organização criminosa.
COMISSÃO
Os “conteiros” recebiam de 10 a 20% dos valores depositados e sacados/transferidos de suas contas. Segundo a Polícia Civil do Distrito Federal os gerentes recebiam valores iguais, e o restante do dinheiro permanecia com o núcleo da organização.
A célula investigada na região aparenta ser apenas uma parte da organização criminosa que pode ter atuado em todo o Brasil. Também foi cumprido mandado de busca em Cuiabá, no Mato Grosso.
APREENSÕES
Na região de Araçatuba foram apreendidos 45 cartões bancários em nomes diversos, possivelmente utilizados para cometer fraudes, cinco aparelhos de celular dos alvos da operação e um documento. Foram utilizadas sete viaturas da DEIC, 28 policiais civis participaram da ação. (Com informações Araçatuba em Foco).
