A Santa Casa de Araçatuba confirmou no início da tarde desta quarta-feira (24) o afastamento cautelar e temporário do médico pediatra Anderson Azevedo Dutra da função de responsável técnico das Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) Neonatal e Pediátrica do Hospital Sagrado Coração de Jesus. O profissional também foi afastado das atividades de atendimento de urgência e emergência pediátrica.
A medida foi adotada no âmbito de uma sindicância administrativa instaurada pela Diretoria Executiva da instituição para apurar fatos relacionados à condução da linha de cuidado pediátrica e neonatal do hospital.
No início da manhã o médico teria sido impedido de entrar na unidade hospitalar. O fato causou comoção sendo veiculado por diferentes perfis nas redes sociais. Segundo a instituição, Dutra compareceu ao hospital no início do dia, apesar do afastamento cautelar já ter sido comunicado na noite de terça-feira (23), por meios eletrônicos e presenciais.
Ainda de acordo com a Santa Casa, ao ser informado da impossibilidade de exercer suas funções, o médico teria acionado a Polícia Militar. Representantes do departamento jurídico do hospital apresentaram aos policiais a documentação referente ao afastamento administrativo.
O QUE ESTÁ SENDO INVESTIGADO
Conforme a nota oficial divulgada pela assessoria de comunicação da instituição, a sindicância apura questões relacionadas aos critérios de admissão, permanência, transferência e alta de pacientes em UTIs e leitos de cuidados intermediários pediátricos e neonatais, além de possíveis inconformidades técnicas e assistenciais que necessitam de aprofundamento.
Também serão analisadas informações sobre a compatibilidade entre os dados epidemiológicos registrados no período e as justificativas técnicas utilizadas para embasar propostas de ampliação estrutural e destinação de recursos às unidades pediátricas e neonatais.
A Santa Casa ressaltou que o afastamento possui caráter exclusivamente preventivo e não representa antecipação de julgamento sobre eventual responsabilidade do profissional. Segundo a instituição, a medida busca preservar a integridade da investigação, a segurança dos pacientes e a confiabilidade das informações analisadas.
LIBERAÇÃO DE LEITOS E REORGANIZAÇÃO ASSISTENCIAL
Na mesma nota, a Santa Casa de Araçatuba informou que vinha enfrentando resistências para ampliar emergencialmente a oferta de leitos destinados a pacientes neonatais e pediátricos, situação apontada como um dos fatores que motivaram a abertura da sindicância.
Como parte das medidas adotadas pela direção, foram realizadas reavaliações clínicas dos pacientes internados nas UTIs e nos leitos de cuidados intermediários. O trabalho permitiu a liberação de seis leitos especializados durante a manhã desta quarta-feira.
Com isso, seis crianças que aguardavam internação no pronto-socorro foram transferidas para a UTI Neonatal 1, medida que, segundo o hospital, representa o primeiro avanço do protocolo de contingenciamento de vagas implantado pela instituição.
ATENDIMENTO CONTINUA
A Santa Casa esclareceu que o afastamento se aplica apenas ao médico investigado e não atinge os demais profissionais vinculados à empresa responsável pelas escalas médicas das unidades pediátricas e neonatais.
A instituição informou ainda que reforçou as equipes multiprofissionais, ampliando o suporte de enfermagem, fisioterapia e outras áreas estratégicas da assistência.
Também foi convocada, em caráter emergencial, uma Câmara Técnica Médica formada por especialistas para acompanhar a situação, monitorar a ocupação dos leitos e garantir o cumprimento dos protocolos clínicos.
Por fim, o hospital negou que crianças e recém-nascidos estejam desassistidos em razão das medidas adotadas e afirmou que os atendimentos seguem normalmente. A direção reiterou que todas as providências têm como objetivo assegurar a segurança dos pacientes, a continuidade da assistência e a apuração transparente dos fatos.









