Araçatuba
Anunciante
QUASE UM SÉCULO... SANTA CASA DE ARAÇATUBA CHEGA AOS 97 ANOS

Hospital referência na região se aproxima dos 100 anos investindo em melhorias no atendimento

Anunciante

A Santa Casa de Araçatuba, unidade de saúde referência no Oeste Paulista, comemora 97 anos, nesta quarta-feira (20). Fundada em 1927 por um grupo visionário de integrantes da comunidade portuguesa radicada em Araçatuba, liderado por José Cardoso da Silva, a instituição iniciou suas atividades como Hospital Sagrado Coração de Jesus, com a missão nobre de oferecer atendimento médico-hospitalar gratuito aos necessitados da cidade.

 

Desde então, a unidade cresceu e se transformou em um pilar para a saúde e o cuidado das comunidades atendidas, estendendo sua operação para além dos limites de Araçatuba. O hospital está disponível para aproximadamente 1 milhão de pessoas em 40 municípios do Oeste Paulista.

 

Para o provedor da Santa Casa de Araçatuba, Petrônio Pereira Lima, é uma alegria e gratidão fazer parte da história do complexo hospitalar.  “Ao longo de quase um século, a instituição se transformou em um pilar essencial para a saúde e o cuidado das comunidades atendidas. A data nos inspira a continuar servindo essa comunidade, que agora é formada por quase um milhão de pessoas, com dedicação e excelência”, fala o provedor.

 

A história da Santa Casa é um exemplo de resiliência e compromisso com o bem-estar da população. Inicialmente estabelecida em um prédio modesto em 1931, o hospital se expandiu em resposta à crescente demanda e expandiu suas instalações em 1937 e 1943. O maior avanço veio entre as décadas de 1950 e 1960, quando um novo hospital, composto por oito blocos, começou a ser construído – um empreendimento ambicioso para a época.

 

A inauguração do novo hospital veio em 1978 e marcou uma nova era para a instituição, que fortaleceu ainda mais sua importância na região. Em 2006, houve a inauguração de uma torre financiada pelo governo do Estado de São Paulo, iniciativa que aumentou ainda mais a capacidade e os serviços oferecidos pela Santa Casa. O prédio possibilitou a instalação de 106 leitos e dependência de apoio no pavimento térreo, como a Central de Nutrição e Dietética.

 

PATRIMÔNIO DA REGIÃO

Hoje, a Santa Casa de Araçatuba é um patrimônio não apenas da cidade, mas de toda a região ao oferecer uma ampla gama de serviços médicos e hospitalares. Com 26 especialidades de alta complexidade, o hospital realiza uma média anual de 254.610 procedimentos, a maioria destinada pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS). Além disso, a instituição desempenha um papel fundamental na formação de novos profissionais de saúde, recebendo estudantes de Medicina em estágios e programas de residência.

 

"Ao longo desses 97 anos, enfrentamos desafios consideráveis, especialmente relacionados ao subfinanciamento da saúde", diz Petrônio. "Mas apesar das adversidades, permanecemos comprometidos em oferecer acolhimento e cuidado para toda a população do extremo Oeste Paulista, que encontra na Santa Casa de Araçatuba a referência para suas necessidades de saúde”, salienta o provedor. "À medida que celebramos este marco, expressamos nossa gratidão aos pioneiros, profissionais de saúde, colaboradores, terceirizados e fornecedores que contribuíram para a construção desta história de amor ao próximo", finaliza.

 

Com 97 anos de história e um legado de quase 100 anos, a Santa Casa de Araçatuba, neste momento, olha para o futuro com otimismo e determinação. A ideia é investir cada vez mais nas melhorias para atendimento aos pacientes.

 

Santa Casa de Araçatuba em números:

  • 254.610 procedimentos médico-hospitalares/ano (média)
  • 96% de atendimentos a pacientes SUS (média)
  • 26 especialidades de alta complexidade
  • 40 cidades atendidas
  • Corpo clínico: 356 médicos
  • Funcionários: 1.763 colaboradores
  • Leitos: 270 convencionais e 60 intensivos
  • Custo anual: R$ 217.166.635,03

O 018News não se responsabiliza pelas notícias de terceiros.
Copyright © 2024 018News. Todos os direitos reservados.